11 de setembro vs. Cloverfield

Já até sei o que vão dizer: 11 de setembro? WTC? Assunto mais que “batido”. Já não vimos o bastante?

Bem meus caros…, se vocês nunca assistiram ao documentário “102 minutos que mudaram o mundo” a resposta é não.

Estava eu ontem, entediado, zapeando os canais, quando parei no History Channel, onde estava passando este documentário. E se pudesse resumí-lo em uma só palavra seria hipnotizante. Não há como tirar os olhos da tela. Mesmo já estando careca de saber a história.

Formado por uma sequência cronológica de cenas captadas por amadores e profissionais, nos 102 minutos que separam o choque do primeiro avião à queda da segunda torre, o documentário retrata a atmosfera daquela manhã de 11 de setembro, marcada pelo medo, caos e desespero. São imagens provenientes de mais de 100 fontes, sem uma única narração pós-evento. É gravada da mesma  forma que o filme “Cloverfield”: por pessoas que estavam lá com uma  câmera na mão, atônicos e incrédulos com o que viam. Cenas impressionam como a evacuação em massa da cidade, pessoas desesperadas correndo das nuvens de poeira. O céu ensolarado que desaparece, deixando Nova Iorque com cara de cidade fantasma, onde é impossível se enxergar um metro à frente. Uma fila de bombeiros se encaminhando rumo ao que provavelmente deve ter sido sua morte. É diferente dos filmes, pois tudo ali é real. As pessoas são reais.

Com quatro indicações ao Emmy, nas categorias Especial de Não-ficção, Edição de Imagem, Edição de Som e Mixagem de Som, o programa foi o segundo mais visto na história do History nos Estados Unidos.

Deixe um comentário abalizado