Video killed the radio star

Estava eu há poucos segundos vendo um clipe no youtube e pensando: “Caraca… nenhum título de música traduz tanto as últimas três décadas da industria fonográfica quanto a que dá título a este post.

Acabo de assistir a um clipe de 1984 que postarei no fim desta divagação que sinceramente… me dá vergonha.

O clipe é muito, mas muito ruim. E a música, na minha medíocre opinião, não é uma obra prima, mas acompanhou o setlist de muitas festas nas quais dancei. (no sentido derivado, o que é bom neste caso)  À antítese deste caso, encontramos hoje, por exemplo, Madonna, velha de guerra, que pode ter duas ou três canções que prestem, num universo de centenas… Mas a loira sobrevive à base do Vídeo… da imagem, do concerto a lá “Show Business”, para aguçar aos olhos e nem tanto  aos ouvidos. Seguem nesta mesma linha, até mesmo bandas que gosto, como os também dinossauros do U2.

Já dizia a Sprite: “Imagem não é nada, sede é tudo!”

Aprendam meus caros. E me digam com sinceridade: Algum ser vivo normal, curtiria alguma canção da Paula Fernandes se apenas a ouvisse no rádio, sem saber que a mesma era cantada por aquele mulherão? Fale sério…. uatafókin!!!! Vá compor algo chato assim lá em Marrakesh!!!

O que dizer dos ídolos teen, que se baseiam em imagem pública e exposição através de escândalos ensaiados que visam apenas esconder a falta de talento e chamar de alguma forma a atenção de sua imagem ( e não de seu talento ) à opinião pública, que por sua vez adora trocar fofoca por trabalho de qualidade.

Por outro lado, temos centenas de vídeo clips que são uma verdadeira shit ( whole big shit!!!!) e cujas canções são muito boas. Por “coincidência?” a esmagadora maioria gravados nos anos 80, quando a MTV e a indústria de video clips apenas começava. Se já assistiu a Marcos Mion e seu eterno “Piores clipes do mundo” sabe do que estou falando. Agora a pergunta que não quer calar: O que realmente importa? O produto ou a embalagem? Enquanto pensam, ouçam e revejam aquele que na minha tosca opinião é o “santo graal” dos clipes toscos:

2 respostas em “Video killed the radio star

  1. É só eu ou vocês também repararam que esse clipe faz algumas homenagens a Uma noite alucinante??

    Tipo o pai do garoto igual o Ash(A roupa e as “trapalhadas”), e quando o garoto se transforma, idêntico!

  2. Algumas constatações de minha parte… O clipe é tosco e com crteza poderia se enquadrar na categoria Momento Vergonha alheia… Madonna tem mais do q 3 músicas boa e olha que eu nem sou fã, mas cansei de acordar em minha pré adolescência com minha mãe escutando Madonna, Jon Secada, Fabio Jr, Zezé de Camargo, Chitãozinho, Leonardo e por ai vai… Talvez aqui que nasceu minha “ecletiscidade”… Paula Fernandes é boa músicalmente sim… E por fim… Gostei da divagação… Excelente texto.

Deixe um comentário abalizado