A Melhor Banda da Última Semana – Nirvana no Hollywood Rock 93

Ontem fez 20 anos da pior apresentação que o Nirvana já fez em cima de um palco, segundo os próprios membros sobreviventes da banda.

nirvana_93_hollywood

E mesmo assim foi épico!

Kurt, Krist e Dave desembarcaram no Brasil para participar do Hollywood Rock 93 (então um dos festivais mais badalados do Brasil) no auge do sucesso e do abuso das drogas. Não tinham a menor idéia que o evento era patrocinado por uma grande indústria tabagista.

Na chegada acabaram fazendo amizades com músicos da cena local e com o pessoal da MTV, entre eles o vocalista dos Ratos de Porão João Gordo, que foi um dos caras que alertou a banda de quem estaria pagando o cachê da banda. Foi o que bastou para Kurt Cobain, um cara que sempre nadou contra corrente e sempre sofreu da síndrome de se sentir um “traidor do movimento” por ter assinado com uma grande gravadorater feito sucesso  e de certa maneira ter se dobrado ao sistema, decidir tocar o puteiro total no show.

No documentário sobre a banda o Live! tonight! Sold Out (não achei no Youtube, mas procurem por aí) podemos ver algumas das ações de auto-sabotagem da banda executadas por Kut e companhia: João Gordo subindo no palco para anunciar a banda, Kurt entrando em uma cadeira de rodas usando uma lingerie  e caindo no palco, Flea do Red Hot Chilli Pepers entrando para dar uma canja tocando trumpete, o vocal torpe e por muitas vezes inaudível, e um dos grandes momentos, Cobain fumando um cigarro e fazendo um discurso anti-tabagista em inglês, com o público o ovacionando sem parar até ele ser interrompido por Krist que diz : “Cara, eles não estão entendendo porra nenhuma do que você está falando.

Tudo bem que o show descrito acima  foi o realizado em São Paulo e o vídeo que encontrei foi a do show realizado e televisionado no Rio alguns dias depois, mas está valendo, os caras também se apresentaram com o foda-se ligado.

 Dá uma olhada no esculacho, com direito a cusparada e a tentativa mostrar o pinto na câmera (passou ao vivo na Globo):

E se foi tão ruim assim o porque de ter se tornado um show tão cultuado por aqui e no mundo? Primeiro que foi um dos últimos shows para grande público da banda que àquela altura era a maior banda do mundo e que mesmo gozando desse status não perdeu a atitude e o espírito independente de quando surgiram

(Você pode ler textos mais inspirado sobre o show aqui e aqui)

Deixe um comentário abalizado