Um Superman “Realista” nos Cinemas

Muito medo dessas declarações, mas segundo o roteirista de Supeman- Man of Steel o novo filme do Homem de Aço terá os dois pés na realidade.

superman_real

Para um personagem que voa, isso soa meio estranho…

David S.Goyer que concebeu a história  de Man of Steel com Christopher Nolan e foi o responsável pelo roteiro deu uma série de declarações sobre o filme, algumas bem preocupantes na minha opinião:

A nossa abordagem sobre Superman será como se não fosse um filme de um personagem dos quadrinhos, será como se ele fosse um personagem que realmente existisse

(…) Ele é um alienígena. Você pode facilmente imaginar que seria como se nós estivéssemos um filme parecido com E.T. o Extraterrestre, ao contrário de imaginarmos o personagem  correndo por aí usando um collant. Se o mundo descobrisse sua existência, ela seria a maio descoberta da história da humanidade. Cairia na idéia de se tentar humanizar o inumano. Metaforicamente falando ele é feito de aço, não feito de carne e osso.  Nós o retrataremos como um homem, mas ainda sim ele não é um.

O roteirista ainda disse ser um grande fã dos dois primeiros Superman, mas acha que a “qualidade idealista”deles poderiam não agradar a audiência nos dias de hoje.

Superman-superman_1979

Hummm…

Toda essa história super-heróis com abordagem realística começou com o sucesso do primeiro Batman do Nolan e passou a virar regra depois do estrondoso sucesso do segundo. Os donos de estúdio devem chegar para os subordinados e dizer:

“FÁ UM FILME DESSE HERÓIS AÍ, O TAL ARANHA HOMEM, BOTA UM REALISMO, UMAS SOMBRAS E UMAS CARAS TRISTES QUE VAI BOMBÁ FEITO OS FILME DO BATÊMA.”

Aí me fazem um filme que foge totalmente a essência personagem só para enquadrar no padrão que, segundo eles, vai render mais.

Levanta esa cabeça guri! O Aranha era para fazer piadas!

Levanta esa cabeça guri! O Aranha era para fazer piadas!

Não existe esse tal realismo em filmes de super-heróis! Podem haver mais ou menos elementos próximos a nossa realidade, mas se você sai para ver um filme de um cara vestido de morcego, ou um cara que foi picado por uma aranha radioativa, ou um alienígena que usa usava uma cueca por cima da calça, não vá se assustar com as centenas de suspensões de descrença que vai ter que engolir durante o filme.

O negócio é bem mais simples do que parece; o Batman  “realista” de Nolan , o Superman “idealista” de Donner  e  Os Vingadores “mentirosos” de Wheadon fizeram sucesso de público e crítica porque (cada um em sua proposta) eram ótimos filmes!

Why so difícil de entender?

Deixe um comentário abalizado