Ano passado arrebatei uma série de álbuns de Joe Sacco em uma promoção dessas da internê aí mas só agora estou conseguindo eliminá-los da pilha de leitura.
Sacco é conhecido e premiado pela série Palestina e referência quando falamos de como utilizar quadrinhos na cobertura jornalística. Mas “O Derrotista” obra que reúne material do escritor em diferentes fases da vida dele também é acima da média.
Por conta de ser uma coletânea de material do autor, a arte oscila bastante ao contrário do texto que mesmo que em diferentes tipos de história se mantém em alto nível, sempre explorando as paranóias e demônios internos do autor.
Sejam histórias contando suas experiências acompanhando uma banda de rock na Europa, sua passagem por Berlim, sua obsessão pela Guerra do Golfo ou seus personagens retratando personagens comuns de nosso tempo, o que impressiona em todas elas é a crueza que o autor expõe seus sentimentos nelas.
Destaque para a história “Mais mulheres, mais crianças, mais rápido” em que Sacco retrata as memórias da infância da mãe dele em Malta durante a Segunda Guerra.
Durante todo álbum vemos muito do estilo que Sacco iria consagrar em “Palestina” e mesmo que “O Derrotista” não seja do nível desta, vale muito a leitura.
Nota:
7 Ovelhas no Deserto
De 10 Ovelhas no Deserto Disponível.


