Momento histórico: este é o primeiro post patrocinado do UATAFÓKIN!
Tudo bem que patrocinado pelo @fabiotec que me presenteou uma cópia desse pérola que eu deixei passar quando saiu na banca por achar a premissa esdrúxula demais.
E sim ela é esdrúxula, mas nem por isso deixa de ser genial!
Basicamente o plot principal é : O líde da raça alienígena Scrubb, Rat’Lar decide que a Terra pode se tornar um oponente à altura de usa civilização em termos bélicos e decide destruí-la, a menos que um representante da Terra vença o campeão dos Scrubb em combate. Como Superman e Ali não entram em acordo quem dos dois representariam a Terra Rat’Lar acaba os obrigando a competirem por esse direito, em um planeta com um Sol vermelho para que ambos lutem em igualdade.
Sim, essa é a história.Totalmente sem pé nem cabeça mesmo levando-se em conta o ano que foi publicada (1978). Pelo argumento parece coisa publicada na Era de Ouro ou no início da Era de Prata
Então porque dessa obra ser tão cultuada até hoje motivando essa re-publicação em um álbúm de luxo pela DC (e pela Panini por aqui) ? Dois motivos:
O contexto histórico mostrando o peso de Muhammad Ali naquele momento nos EUA e também no mundo. Apesar do nome dele vir em segundo no título Ali é o protagonista da história. Os ideais, frases de efeitos, técnicas descritas e referências a lutas que ocorreram de verdade estão pela história. Quem conhece um pouco da trajetória do considerado “melhor boxeador de todos os tempos” vai aproveitar bens esses detalhes.
O segundo é a arte: desenhada pelo mito Neal Adams (que também co-escreveu com outra lenda Denny O’Neil) ainda contou com Dick Giordano e Terry Austin na arte final. Era quase um Dream Team da época, e todos no auge da forma.Fiquei muito impressionado com as seqüências em close-up de Ali mandando seus tradicionais “trash talk”. Quem já viu vídeos do lutador se gabando e atacando seus adversários com palavras vai reconhecer a fidelidade dos desenhos. A colorização dessa re-edição ficou excelente também.
Pela arte e qualidade da edição vale ter Superman vs. Muhammad Ali na sua estante de clássicos dos quadrinhos. Se você for fã de esportes então é imprescindível. Só não esqueça de na hora de ler prestar mais atenção na arte do que na história.
Nota:
6,9 Picadas de abelhas enquanto voa como uma borboleta.
de 10 Picadas de abelhas enquanto voa como uma borboleta.


