Quem ouvia PUMKI-RÓQUE e hardcore nos anos 90 provavelmente teve contato com o Ska, estilo jamaicano de música posterior ao reggae mas mais desconhecido, já que muitas bandas misturavam o estilo com acordes acelerados.
E também tinha bandas como The Toasters, que eram uma banda de ska que usavam elementos de outros estilos em seu som.
Talvez The Clash tenha sido a primeira banda a fazer esse mix, mas várias outras bandas recorreram ao ska para dar uma incrementada em seu som: Rancid, NOFX, Vodoo Glow Skils, Millencolim e outras mais que, se você bateu cabeça em rodas de pogo nos anos 90 irá se lembrar. Daí natural ir atrás de saber um pouco mais sobre o estilo e começar a ouvir bandas só de ska.
Descobri os Toasters, considerada a maior expoente da chamada “Terceira Onda de Bandas de Ska” em um cd coletânea que veio com a revista Bizz (ou Showbizz, na época) que trazia esse som aqui:
.
O cd que tem o mesmo título da canção acima de 97 foi um dos que eu mais ouvi na época inclusive o levando sempre para praia e obrigando os hereges a ouvirem ele umas 500 vezes durante as etílicas estadias em Long Beach.
.
Apesar do último álbum de estúdios deles ser de 2007 os caras estão na ativa até hoje, ao contrário da minha coluna que começa a doer só de pensar em arriscar a entrar em uma roda de pogo.
