Reboot Cinematográfico do Quarteto Fantástico Cercado de Controvérsias

Bom, vamos com calma que essa notícia vai dar pano para manga.

ffprint

Pois além das elucubrações “jeniais róliudianas” uma das possíveis novidades para a volta do Quarteto ao cinema, pode ultrapassar o simples “espernear” de fan-boy e colocar em chamas os ânimos em uma questão que pode descambar para o racismo.

Primeiro o menos importante, pois o assunto já foi até desmentido pelo roteirista do filme Jeremy Slater: na semana passada circulou o boato que o filme mostraria versões bem mais jovens de Ben Grim e Reed Richards que ganhariam os poderes em um acidente para depois serem capturados pelo governo para serem usados como armas. E não havia nenhuma referência à Sue e Johnny Storm.

Caso eles realmente tenham pensado nessa possibilidade merecem realmente os parabéns por conseguirem descaraterizar totalmente não só a origem do grupo como todos os elementos de sua gênese: o fato de terem conseguidos os poderes juntos, a origem com pé no sci-fi, o conceito de família, e por aí vai.

Versão do universo Ultimate do Quarteto

Versão do universo Ultimate do Quarteto

Bom, se pensaram aparentemente não foi para frente a idéia. Agora o tema mais polêmico: Segundo o Collider e o The Wrap o ator Michael B. Jordan de “Poder sem Limites” seria um forte candidato ao papel de Tocha-Humana.

Não viu “Poder sem Limites” de Josh Trank, que por sinal também é o diretor do reboot do quarteto? Eu também não, mas Jordan é esse cara aqui:

michael-b-jordan

E o Johnny Storm dos quadrinhos é assim:

FlameOnJohnnyStorm

Entenderam o porquê do pedido de calma lá na abertura do post ? Cuidado que  Matt Goldberg que escreveu o texto no Collider não teve  ao escrever:

Com certeza o fato de Johnny ser branco e Jordan ser negro vai enfurecer os fan-boys que são racistas e/ou portadores de TOC.

Procurei vestígios de ironia no texto para não considerá-lo UMA DAS CAGAÇÕES DE REGRA MAIS VIOLENTAS DÁ QUE ME DEPAREI NA BUSCA DE NOTÍCIAS PARA ESSE PARDIEIRO, mas infelizmente não encontrei. Sério, infeliz demais o comentário do cara!

Pessoalmente não vejo problema do ator negro fazer papel de um personagem branco: O Rei do Crime era negro no filme do Demolidor, Heimdall era um deus nórdico negro em Thor, a própria Alicia Masters era negra nos últimos filmes do Quarteto, além outro casos que não me lembro agora.

406px-Furyult

(Nick Fury é um caso à parte: a versão Ultimate dele sempre foi o Samuel L. Jackson cuspido e escarrado e hoje no universo regular o personagem também é negro já que ele sofreu um “reboot em movimento” )

O problema é quanto a descaracterização do personagem feita pura e simplesmente com o intuito de inventar-moda, de “mexer no que está quieto”! Por exemplo a principal candidata ao papel de Sue Storm, irmã de Johnny, é a atriz Alisson Willians:

361858-fifty-shades-of-grey-movie-casting

Notaram a semelhança? Pois é, nenhuma!Eu sei, Jessica Alba e  Chris Evans também não têm lá nada muito em comum, mas porque não uma Mulher-Invisivel negra também? Claro que um dos irmão pode ter sido adotado,ambos podem ter sido adotados,  podem ser meio-irmãos, podem ser frutos da união de um casal de raças diferentes, podem ser Skrulls, Sue pode ter pego vitiligo, enfim, pode ser uma caralhada de outras coisas.

ff2_16

A pergunta é: por que? Já não basta a complexidade de conseguir se condensar mais de cinqüenta anos de histórias em quadrinhos em duas horas de filme para que este traga um pouco do espírito da obra original? Para que deixar as coisas mais complexas? Para deixar a coisa mais politicamente correta? Para polemizar? Capricho pessoal?

A questão de discriminação racial é importante e tem que ser discutida sempre, o problema é que não é o caso da questão acima, mas com certeza será o rumo que a discussão tomará, principalmente para os grandes filósofos contemporâneos que infestam as áreas de comentários com o mais puro chorume.

Anúncios
Deixe um comentário

5 Comentários

  1. Eu tenho uma teoria(#narigolasmodeon): é que o Tocha Humana queimou. Tu dum pá!!!

    Responder
  1. Filme do Quarteto Fantástico Cada Vez Menos…Um Filme do Quarteto Fantástico?! | Uatafókin is This!!!
  2. Um Reboot Nada Fantástico para o Quarteto nas Telonas? | Uatafókin is This!!!

Deixe um comentário abalizado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

culturainutiloblog.wordpress.com/

Antes do Cultura se tornar um site, estávamos neste blog. Nos encontre em www.siteculturainutil.com.br!

Who Cares Podcast

o podcast que te acompanha por todos os episódios de Doctor Who

novomdm.wordpress.com/

Podcast, HQ, Cinema, Games e Peitinhos

Ciclos, Letras e Quintais...

Por Ana Célia Cruz e Flávio Urra

Sphera Geek

Beta 2.0

Cult para não cults

Desaculturando

postelaria

Textos fresquinhos, mas sem frescura. Rio de Janeiro, Brasil.

Sobre Comédia . com

Um site sobre a comédia

blogdamoato

coletivo de blogueiros

Estroina

Questões filosóficas desnecessárias

GetGlue Brasil

A primeira fonte sobre o GetGlue do Brasil!

howl for love.

post-punk soul from chicago

DANIEL HDR

D r a w i n g b o a r d C h r o n i c l e s

%d blogueiros gostam disto: