Porra DC, você está fazendo tudo errado!!!
Foi anunciado ontem que Karen Berger a Editora-chefe do selo DC Vertigo desde seu início, disse adeus a “Editora que está virando das Lenda” e deixou seu cargo.
E daí? Leia a a declaração do escritor Chris Roberson para ter uma idéia da importância dela para as histórias em quadrinhos:
Karen Berger pode ser equiparada com Stan Lee e William Gaines como um dos mais influentes editores da história dos quadrinhos americanos.
Karen foi mais que uma simples editora-chefe, ela praticamente criou o selo Vertigo, trazendo alguns personagens do universo DC regular (Sandman, Homem-Animal, Shade, Monstro do Pântano) e dar-lhes uma abordagem mais adulta, misturando o gênero de super-heróis com terror, ficção-científica, literatura e vários outras abordagens nunca explorada pela DC. Ela garimpou talentos e os trouxe para indústria, então na época, novos talentos como Neil Gaiman, Grant Morrison, Mike Carey, Jamie Delano, Mark Buckingham, Brian K. Vaughan, Scott Snyder e por aí vai.
Apesar desse sucesso de crítica o selo nunca trouxe rios de dinheiro para Warner/DC, mas sempre teve sua existência garantida por sua qualidade e na esperança de conseguirem explorarem alguma das séries publicadas lá em outras mídias. Só que isso nunca aconteceu, pois nem tudo que saí sob o selo era total propriedade da DC, afinal o selo se destacava por dar espaço à quadrinhos autorais. Também esbarrou na demora em adaptação em adaptar alguns títulos com grande potencial, (Como Y the Last Man que tem sido cogitado para filme/série desde que a série se encerrou e nada até agora)
E quando arriscou levar seu personagem mais popular para telonas cometeu a heresia chamada Constantine…
Especula-se que Karen saiu por já não se enquadrar na política da DC pós-Novo 52 e estaria sendo pressionada a deixar o cargo há algum tempo. O cancelamento de Hellblazer e o retorno de alguns personagens ao Universo DC regular teriam sido algumas atitudes tomadas nesse sentido.
Mas e agora? Com a saída da maior responsável por esse oásis de excelentes histórias em meio à mesmice do mercado por quase 20 anos, como ficará a Vertigo sem ela?
Já foram anunciado algumas novidades em comemoração aos 20 anos do selo para o ano que vem, então teremos pelo menos um ano a mais de qualidade garantida, mas depois a tendência que a Vertigo abandone a publicação de títulos mensais, apostando em mini-séries e encadernados.Ou seja, vão sair cada vez menos bons quadrinhos.
Como eu já disse no texto sobre o cancelamento de Hellblazer, não entendo o porquê de se mexer com uma linha que há 19 anos não tem relação nenhuma com a cronologia do Universo DC! Em que isso afeta as vendas de ambos?
Legal que a maioria dos grandes escritores na DC e na Marvel hoje obtiveram destaque em títulos da Vertigo, e muitos do talento desses caras é o que sustentam a venda de alguns títulos.
Quero ver aonde elas vão procurar novos nomes para o futuro da indústria, se realmente confirmado o quase fim do selo.
Pingback: Primeiro Trabalho de Neil Gaiman na DC Saindo Encadernado Por Aqui «