Quem São os Atuais Leitores do Homem-Aranha?

Isso é o que eu me pergunto toda vez que leio uma notícia em relação à esse tal Homem-Aranha-Octopus-Superior.

asm-700-second-print

Capa da segunda impressão de ASP 700. Sim esgotaram a primeira!

Principalmente porque a Marvel está vendendo a rodo a edição em que essa merda foi cometida.

Entre Natal e Ano-Novo eu meio que acompanhei o buxixo sobre o lançamento oficial da Amazing Spiderman 700 nos EUA, a fatídica edição em que mataram Peter Parker e colocaram um de seus maiores vilões em seu lugar. Pela conta do Twitter do JÊNIU por trás da história, o escritor Dan Slot, pude ver ameaças e xingamentos à ele (ao ponto de um imbecil desejar que toda família dele morresse de Aids!), mas também tinha  rasgação de seda, que era uma grande virada na trama e bla-bla-blá.

Até aí tudo bem, quem elogiou poderia ser parente do Jêniu ou alguém desesperado por atenção no Twitter (tipo a gente: @uatafokin siga-nos!), mas aí começaram a sair alguns números oficiais de vendas. No Comixology (que vende as edições digitais pela internê) ASM 700 estava no topo de vendas quase no mundo todo, com poucas exceções (o BRASIL-SIL-SIL era uma delas). No dia 31 a Marvel confirmou que vinha uma segunda impressão por aí, já que a primeira estava esgotada na maioria das comic shop. Além disso, as lançadas com capa variante eram oferecidas no eBay por um preço maior do que o de capa.

Li alguns relatos e review de gente que respeito dizendo que a história era boa. Até o Kevin Smith deu uma entrevista falando isso e acalmando os fãs e dizendo, que provavelmente em um ano Parker voltaria a usar o manto do Homem-Aranha e que tudo voltaria ao normal. E pode até ser mesmo, eu não li (e nem vou ler) e tenho certeza que na primeira queda substancial de venda a Marvel traz o Parker de volta. Mas  a questão não é essa…

Desde que foi revelado o final da trama, tirando os mais chapa-branca, todos os sites e blogs especializados caíram de pau e os os leitores que se manifestaram caíram de pau. E  que melhor resposta para dar  a editora do que NÃO comprar a revista ao invés de xilicar e ameaçar de cagar na porrada o autor.

Daí a revista é lançada e vende para baralho…

Superior_spiderman

Aqui em São Paulo, nas últimas  eleição temos tido um fenômeno: o deputado federal mais votado é, digamos, um personagem “polêmico” e apesar do número de votos, no dia seguinte é difícil achar alguém que assume que votou no dito cujo. ASM 700 está padecendo do mesmo fenômeno: Se poucos engoliram a história, por que ela vendeu tanto assim? Claro é o Homem-Aranha que sempre vendeu muito e também  lá fora qualquer edição importante com dois zeros no fim vende pacas. Além te haver um mercado forte de colecionadores, que compram dez, quinze edições para guardar e revender. Mas mesmo assim pela recepção negativa o resultado de vendas obtido foi muito além.

Então quem é comprou essa merda ? Os vermes que compram qualquer coisa? Leitores mais jovens que dão a mínima para cronologia e o passado do herói, ao contrário dos leitores mais antigos que tem quase uma relação de cumplicidade-loser com o Aranha ? Será que essa abordagem de um Homem- Aranha Batman bad-ass-mothafucker tem mais a ver com os atuais leitores? Ou o pior de tudo: será que eles realmente gostaram da história?

Honestamente não sei, estou chegando a conclusão de que a Marvel e a DC é que estão certas na cagadas delas, que o negócio é se preocupar (muito) mais com a embalagem de que o conteúdo. Mais com o barulho da mudança do que coma a direcão a seguir . Que talvez as histórias devam ser  quase que esquecíveis e rasas para serem consumidas rápidas e facilitarem os reboots, as trocas de corpos,os pactos com Mefistos e outras merdas assim.

Quem parece estar realmente errado são as pessoas (como eu)  que esperam mais delas.

 

UPDATE 25, Jan 2013: Abrimos vagas para redatores no blog… se você tiver interessado em cagar regra escrever sua opinião para ninguém ler ou debater clique aqui.

9 respostas em “Quem São os Atuais Leitores do Homem-Aranha?

  1. Quem são os leitores? são novatos quem chegaram com a onda dos filmes e desenhos do Herói. Eles estão pouco se fu%$#¨do pra história do personagem(aliás, nem se interessam sobre o que saiu antes afinal é “coisa velha,logo, não presta”) Qualquer um que tenha conhecido minimamente o verdadeiro personagem Homem-Aranha já pulou do barco faz tempo. É por isso que precisam fazer essas merdas que chamam de roteiro:: pra atrair público. Por que acha que todo ano tem uma mega saga que vai mudar tudo que os leitores conheciam sobre o Universo…até vir outra mega saga que vai mudar tudo que a anterior mudou? Porque a cada 2 anos inventam, reboots, Remakes, apagadas de cronologias, pactos com o Mephisto e o que mais a mente perturbada dos “””””””roteiristas “””””” podem defecar? Simples: 2 anos é o máximo que qualquer um com mais de dois neurônios consegue aguentar de tanta merda.Aí quando eles pulam fora, precisam atrair novos leitores pra substituí-los e o ciclo bostial recomeça. A solução é se assumir como velho e curtir as histórias antigas quando tinham um mínimo de coerência. Deixa essas coisas fétidas de atualmente pra quem acha legal. eles se merecem.

    • Bom ponto de vista, mas não sei se esse aumento de vendas vem só dos novos leitores. Acho que tem muito leitor velho que compra essa merda de curiosidade mórbida ou apenas para continuar a coleção.
      Eu já desisti do Aranha faz tempo, infelizmente, mas não deixo de ficar puto com essas cagadas-monstros que fazem com ele. É um personagem que só pela premissa básica (ser-humano loser- fodido que ganha super-poderes) já renderia boa diversão.
      Tipo essa aqui que escrevi sobre por aqui:

      https://uatafokin.com/2012/09/12/uma-grande-historia-esquecida-homem-aranha-versus-senhor-do-fogo/

      O jeito é viver de saudosismo mesmo

      Obrigado pelo comentário!

  2. Edição de reviravolta sempre vende, sinceramente, isso era esperado. Milhares de pessoas compram, nem que seja para falar mal.

    O problema é continuar vendendo bem, mesmo depois disso.
    A edição 2 deve vender bastante ainda, e na 3 deve começar a cair drásticamente.

  3. Nossa, vcs escreveram muito… demorei mais de um dia para conseguir ler, até porque eu estava muito ocupado assistindo o paperview do BBB13 e escutando a nova música do Gustavo Lima… mas consegui um tempinho e li… Concordo com tudo, mas também descordo de tudo… o que concordo é o que eu acho que é igual o que vocês falaram e o que não comcordo é porque a minha opnião difere completamente do que vocês concordam, quer dizer, exceto a parte que concordo eu descordo completamente… entenderam??? é foda entender mesmo… é que eu sou “superior”.

      • HAHAHAHA… Tentáculos ajudariam muito e antes que o @narigolas exponha o que faria com um e me explico: aumentaria a produtividade de posts do Blog, Conseguiria jogar Fifa contra eu mesmo (assim sempre ganharia) e não deixaria a carne queimar enquanto estivesse fazendo churrasco no carnaval.

  4. Outro dia minha mulher me disse que no gabinete onde ela trabalha estavam falando de um vídeo bizarro, onde um homem era atacado por um bando de leoas e comido vivo.
    Normalmente imune a este tipo de curiosidade, a ideia era tão bizarra que ela foi assistir. Crônica de uma morte anunciada, ela odiou, a imagem a assombrou durante o sono.

    O fato é que somos vulneráveis a marketing. A máxima “não existe publicidade negativa” (ou sua variação: “falem bem, falem mal, mas falem de mim!”) não nasceu do nada. Se uma celebridade está em baixa, o que ela faz? Dá um vexame, aparece sem calcinha, raspa o cabelo, bate na mulher, libera “acidentalmente” uma pornografia na internet e… daqui a pouco lá está ela, em algum filme/série/show/premiação de renome. Pergunte ao Charles Sheen!

    Eu concordo com você: a ideia é tão ruim que, desculpem-me as pessoas que você respeita, simplesmente não tem como a história ser boa. Não vou ler (nem versão escaneada da internet). É mais ou menos como dividir O Hobbit em três filmes: certeza que vai dar merda, e que eu vou ficar puto de ter gasto meu tempo!

    Mas a maioria das pessoas não consegue simplesmente ignorar uma ideia “só” porque ela é má. Se você gritar alto o suficiente, por tempo suficiente, vai atrair atenção pra si e vai conseguir se vender. O que segura gente como nós é até onde estamos dispostos a abrir mão da nossa dignidade para isso, seja na forma de compradores ou vendedores. Políticos, BBBs e publicitários de marcas de pasta de dente já entenderam isso muito bem, e estão dispostos a ir bem mais longe. E, pelo jeito, também a Marvel.

    Se essa premissa “não gostou, não compre” funcionasse, não existiria a figura do hater, aquele cara que entra num canal do You Tube ou num blog com único e exclusivo fim de xingar e escrachar. Quer saber quem está lendo essa porcaria? São esses mesmos caras, que também são os que compram CD do Gustavo Lima e acham que Avatar merecia 25 Oscar.

    • Sua análise foi muito boa,discordo totalmente com você! Não sei nem se tenho estofo para responde-la, mas vou tentar assim mesmo já que a cara-de-pau é serventia da casa:

      É lógico que a idéia do “não gostou não compre” é para lá se simplória mas é a única saída em casos como esse, atingir os caras no bolso.

      E Reclamar ok, é um direito que todo mundo tem, mas não precisa chegar ao ponto de ameaçar de morte o zé-mané que escreveu a história.

      Sei que não funciona, mas o “deixar de comprar” é a resposta que eu gostaria que os leitores dessem a ações marketeiras como o Octopusaranha que só visam fazer estardalhaço no mercado e que não respeitam a inteligência de quem lê quadrinhos e todo o histórico do personagem.

      Mas ocorre justamente o contrário, publicam uma merda dessa e vende aos borbotões, ratificando que amanhã ou depois tenhamos um Superman Superior com o Lex Luthor incorporando no azulão ou um Batman Superiora com a Mulher-Gato no comando da morcega.

      E esse sentimento serve para os outros exemplos que você citou, mas infelizmente as grandes massas parecem sedentas por consumir o adubo enfiado goela abaixo.

      Está aí o Rob Liefeld no mercado até hoje que não nos deixa mentir!

      Já desisti da raça humana faz tempo…

Deixe um comentário abalizado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s