Leitura de Trem: Corporação Batman – Volume 3

Prometido para março, foi só no início de abril que o encadernado do volume 3 de Corporação Batman chegou nas bancas.

CORPORAÇAO-BATMAN-3-600x917

Das três edições lançadas no Brasil, esta talvez tenha sido a mais aguardada, afinal ela contém  material produzido pós-novos 52, é o penúltimo encadernado da série e se você tem o mal hábito de freqüentar este blog sabe que lá encontrará as últimas histórias de Damian Wayne pelas mãos de Grant Morrison.

Corporação Batman – Volume 3 traz as edições americanas de 1 à 6 mais a edição especial 0, pois lá nos EUA a numeração da revista foi zerada pós-reboot. Mas não pense que por conta disso  isso a série  foi reiniciada ou coisa do tipo. Tirando uma citação ou outra à série “Batman and Robin”, Morrison mantém o ocorrido nas edições anteriores passando por cima como um trator da atual cronologia do Universo DC.

 

CORPORAÇAO-BATMAN-3_Banner-600x917

 

Isso não é bom nem ruim, afinal o que interessa é a história ser boa, mas pessoalmente não consigo deixar de me sentir incomodado essa aparente falta de definição entre ela ser uma série fechada ou ser parte do universo regular. Mas isso é pura punhetação de nerd bobo.

Voltando ao que interessa, esse terceiro volume funciona como uma preparação para grande batalha que está por vir é cheio de reviravoltas, além de deixar claro (agora que sabemos o que vai ocorrer)  desde o início as intenções trágicas do escritor para o futuro de Damian. Temos um vislumbre do passado que nos dá  mais detalhes de Talia e de como ela se tornou uma vilã tão ou mais ameaçadora que o próprio pai e uma visão do futuro, mostrando Damian como Batman em uma Gotham destruída.

.

Damian_batman_future

Futuro esse que sabemos que não vai acontecer. Ou vai?

Quanto a arte, o traço de  Chris Burnham cai como uma luva para o ritmo frenético, aventuresco e cheio de referências à histórias antigas de Corporação Batman. Mesmos nos momentos mais pesados o traço um pouco mais caricatural do ilustrador faz um interessante contraponto.

(APAGAR A FRASE ACIMA, SOA PRETENCIOSA COMO SE EU REALMENTE SOUBESSE DO QUE EU ESTOU FALANDO)

Do material publicado aqui no Brasil, achei esse terceiro volume o mais bacana até agora e aguardo ansiosamente o próximo encadernado que deve conter as últimas edições do título, que se encerará na edição americana de número 13. Analisando a série como um todo ainda acho bem abaixo de outras séries escritas por Morrison, mas ainda é acima da média do que costuma ser publicado em quadrinhos do gênero.

E diverte bastante.

Nota:

7 Bat-Vacas

de 10 Bat-Vacas Disponíveis

Sim, tem isso na revista:

batman-inc-damian-wayne-01

6 comentários em “Leitura de Trem: Corporação Batman – Volume 3”

Deixe um comentário abalizado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s