Leitura de Trem: Vertigo Especial

Originalmente prevista para o final do ano passado a compilação Vertigo oficila só chegou às bancas no comecinho de junho, quando a maioria dos leitores já haviam perdido às esperanças de te-lâ em mãos.

vertigorespecial_1

Eu mesmo tomei um susto quando vi nas bancas, o coração do verme até bateu mais forte de emoção. E o melhor de tudo : valeu à pena esperar!

A revista de 2oo páginas lançada aqui no Brasil pela Panini é uma compilação de compilações lançada lá nos EUA: “Vertigo Ressuscitada” que contém histórias inéditas resgatadas dos arquivos do selo, “Mate Seu Namorado” um amalucado romance psicótico-teen escrito por Grant Morrison (tá, não é uma compilação, me processem!) e “Estranhas Aventuras” que traz uma série de pequenos contos sci-fi.

A história que abre a revista é a que servia de grande chamariz para edição: “Atire” estrelada por John Constantine, escrita por Warren Elis e desenhada por Phil Jimenez foi cancelada às vespéras de ser lançada nos EUA por conta do Massacre de Columbine. Sem conhecer previamente a história, botava na conta do conservadorismo americano o fato dela não ter sido publicad a época um excesso, apenas um excesso de cuidado por conta da história trazer mais ou menos o enredo da tragédia real: crianças indo armadas para a escola e atirando para matar seus colegas.

warrenellis2

Mas não! “Atire” é realmente uma história pesada e um murro no pâncreas da sociedade americana ainda nos dias atuais!. Imagino o barulho que ela teria feito na época, provavelmente Elis e a DC seriam demonizados pela opinião pública americana. Para mim só essa história já valeu o valor que paguei pela revista. Mas ela era só a primeira história! Ainda se destacar na parte “Ressuscitada” temos uma história de Brian Bolland de cair o cú da bunda de tão bem  desenhada( que eu só não entendi o porquê dela acabar do nada, seria parte de algo de alguma série do autor?) e um “Toy Story do Mal” também escrito por Morrison.

Por falar do Careca, ele está quase que sem freios à frente do roteiro de “Mate Seu Namorado”! A trajetória da adolescente que decide romper com sua vidinha besta e se juntar à um jovem delinquente em uma espiral de crimes, meta-linguagem  e loucuras amorais é bem divertida, apesar de (como o próprio autor revela em um texto ao final) soar um pouco datada. Mas vale a leitura.

Kill-Your-Boyfriend-02

A parte que menos gostei foi a final que trazia o conteúdo de “Estranhas Aventuras”, não por ser ruim, mas por não ser do mesmo nível dos dois primeiros terços da revista a não ser pela história escrita por Jeff Lemire que faz referência aos personagens espaciais do universo regular da DC.

A edição é nos moldes da Vertigo mensal, ou seja nada de papel couchê ou capa dura, o que pode decepcionar os  mais exigentes, mas em compensação deixa a revista com um custo-benefício excelente pelo número de páginas: 19,90 pratas.

Pelo “conjunto da obra”,a nota é:

7,9 Bonecos G. I.-Joes capturados em combate.

De 10 Bonecos G.I.-Joes capturados em combate possíveis.

Anúncios
Deixe um comentário

1 comentário

  1. Ótimo blog, curti bastante. Tô te esperando no meu e deixe seu recadinho se gostar lá.

    Responder

Deixe um comentário abalizado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

culturainutiloblog.wordpress.com/

Antes do Cultura se tornar um site, estávamos neste blog. Nos encontre em www.siteculturainutil.com.br!

Who Cares Podcast

o podcast que te acompanha por todos os episódios de Doctor Who

novomdm.wordpress.com/

Podcast, HQ, Cinema, Games e Peitinhos

Ciclos, Letras e Quintais...

Por Ana Célia Cruz e Flávio Urra

Sphera Geek

Beta 2.0

Cult para não cults

Desaculturando

postelaria

Textos fresquinhos, mas sem frescura. Rio de Janeiro, Brasil.

Sobre Comédia . com

Um site sobre a comédia

blogdamoato

coletivo de blogueiros

Estroina

Questões filosóficas desnecessárias

GetGlue Brasil

A primeira fonte sobre o GetGlue do Brasil!

howl for love.

post-punk soul from chicago

DANIEL HDR

D r a w i n g b o a r d C h r o n i c l e s

%d blogueiros gostam disto: