Mama mia! Essa foi de arrepiar o bigode do Mario ! (aquele…)
Mas segundo o co-fundador da Naughty Dog Jason Rubin, a Nintendo já é carta fora do baralho.
Perguntado sobre o quem venceria a batalha entre Microsoft e Sony pela próxima geração no programa Bônus Round algum gaiato perguntou ” E o Quico a Nintendo”
E Rubin decretou:
A batalha deve ficar entre Sony e Microsoft por alguns anos pois a Nintendo “tropeçou” pelo caminho. Hoje a Nintendo é irrelevante no mercado de produtores de hardware
Ok, a Naughty Dog (estúdio que Rubin nem faz mais parte há 10 anos) é um estúdio da Sony, responsável por grandes sucessos exclusivos para diferentés gerações de Playstations, tais como Uncharted, Crash Bandicoot e Last of Us.
Mas mesmo para quem acompanha o mercado de longe, fica claro que que a gigante Nintendo levou um capote feio nos últimos 10 anos. De potência mundial passou a ser uma coadjuvante que só conseguiu os holofotes por um breve período quanto lançou o Nintendo Wii apostando em jogos casuais para pessoas que não eram jogadores tradicionais de Games.
Fora esse período, a empresa japonesa viu Sony e Microsot polarizarem as disputas por vendas de consoles e os tablets e smartphones roubarem importante fatias dos mercados de consoles portáteis. O recém lançado Wii U tem vendido menos que o Nintendo Wii no mundo e na Inglaterra as primeiras 48 horas de venda do Ps4 já superaram as vendas do mais novo console da Nintendo desde o lançamento na “Terra da Rainha”.
Claro que a empresa vai bem no Japão e ainda tem fãs fiéis pelo mundo, mas a situação atual dela está muito aquém para quem após a queda da Sega parecia que ia dominar o mercado. Se por um lado esses fãs acendem vela para que a empresa não quebre, os apreciadores de Games em geral (inclusive Rubin) torcem que talvez a empresa possa se reinventar e se tornar uma empresa focada só no desenvolvimento de games para diferentes marcas de consoles.
E que a rage nintendista comece!