Action Comics n°1 é sem dúvida a revista em quadrinhos mais rara do mundo e a não ser que você seja absurdamente milionário (ou absurdamente sortudo e encontre uma na parede da sua casa) as chances de ter uma em mãos é quase inexistente.
Porém, se você quiser dar uma olhadela em uma edição de grau 9 (numa escala que vai até 10) de conservação isso já é possível.
Essa edição leiloada em agosto atingiu o valor recorde de U$ 3,2 milhões e foi adquirida pelos proprietários da Metropolis Collectibles and ComicConnect. Ao contrário dos tradicionais compradores dessas raridades, que costumam permanecerem no anonimato e trancam a revista em um cofre, os empresários parecem estar aproveitando também o raro gibi como peça de marketing.
Além de a exibi-la na última New York Comic-Con e ainda deixou que o CGC (Certified Guaranty Company, empresa que dá as notas de grau de conservação de quadrinhos) a digitaliza-se e colocassem on-line na íntegra para que os pobres-mortais como nós pudéssemos dar uma olhada.
Apesar de Action Comics n°1 valer o que vale por conta de ser o marco zero do gênero de super-heróis em quadrinhos, apenas 13 das 76 páginas dela são dedicadas à origem do Superman. Nas restantes além de termos a primeira aparição do mágico Zatara (que depois viria a ser o pai da Zatana) temos:
– Uma história de western estrelando o cowboy Chuck Dawson:
-Um conto naval chamado “South Sea Strategy”
-O cartunesco Sticky-Mitt Stinson:
-As Aventuras de Marco Polo:
-O boxeador Pep Morgan:
-Scoop Scalon, o repórter 5 Estrelas:
-O aventureiro Tex Thomson (que segundo a Wikipedia viria a se tornar o Mr America)
-E curiosidades e caricaturas das estrelas da época:
Como a maioria das revistas da época, Action Comics era uma antologia atirava para todo lado em termos de gênero, e sem querer acabou acertando na publicação de um personagem que mudaria a história dos quadrinho e do mundo para todo o sempre.
Via Robot 6