Tem lugar no mundo em que o novo Vingadores ainda nem estreou, mas já foi anunciado que o filme terá uma versão em Blu-Ray cheio de extras incluindo um final alternativo.
E o diretor Joss Whedon, em uma das intermináveis entrevistas de divulgação que o cara deve estar de saco cheio de dar, revelou o final alternativo, algumas das cenas deletadas e alguns conceitos que ele pensou colocar no filme, mas na hora h resolveu tirar.
Se você ainda não filme ou não tomou todos os spoilers possíveis sobre ele #fikdik
O final alternativo mostraria Mercúrio se recuperando após ser atingido na batalha final e ele também apareceria no final do filme como um membro dos Novos Vingadores ao lado da irmã e usando um uniforme novo em folha.
Whedon fez esse final pois não sabia se os executivos da Marvel tinham intenção de usar o personagem no futuro. Pode parecer uma certa subserviência do diretor, mas vale lembrar que o diretor está deixando o Marvel Studios (pelo menos como diretor) e não queria deixar nenhum “rabo” para trás após sua despedida. Só que os executivos da Marvel nem se importaram com a morte do velocista, e provavelmente até tenham gostado dessa resolução dado o imbroglio com a Fox.
Sobre cenas deletadas, Whedon disse que a sequência de Thor na caverna sofreu vários cortes ( lembram-se uma misteriosa mulher que aparecia no trailer de costas? Pois é, dançou) e que a cena inteira quase que não entrou no filme. Os executivos da Marvel não gostaram da cena e pediram para ele escolher entre ela e a cenas do pessoal na fazenda. Ela só entrou no filme graças ao editores que conseguiram condensá-la o suficiente para fazer sentido e ainda não tomar muito tempo de tela. O diretor também queria o ator Tom Hiddleston no papel de Loki para servir de guia a viagem na maionese do Thor, mas isso foi vetado e foi sugerido que ele chamasse o ator Idris Elba.Mesmo assim o diretor conseguiu convencer Hiddleston a participar de um trecho dessa cena, mas que também acabou sendo cortada pelos executivos do estúdio.
Em outra cena deletada, Bruce Banner já acaba com as pretensões da Viúva Negra sobre eles ficarem juntos na cena do quarto, mas a Marvel achou melhor enrolar um pouco empurrando o desfecho da situação para o fim do filme.
Mas as partes mais interessantes sobre o quê não entrou no filme acabaram sendo as coisas que nem filmadas foram!
Na cena em que o Hulk está desgraçado da cabeça por conta da Feiticeira Escarlate, a intenção era que ele ficasse cinza para mostrar o domínio mental. Só que o Whedon acabou mudando de idéia optando por deixar ele apenas com os olhos avermelhados, afinal ” Todo mundo queria mesmo ver o Verdão em ação”.Imagino que à esse todo mundo que o diretor se refere não estão aqueles que acompanharam a versão cinza do personagem nos anos 90 (o Senhor Tira-Teima) nem a versão Ultimate dele. Estes chorariam de alegria por conta da referência.
Ainda sobre o Hulk, ao contrário do especulado ele não seria despachado para o espaço numa nave, mas o diretor pensou em uma cena que Banner olharia para as estrelas e se perguntaria: ” Onde no mundo eu não seria uma ameaça?” Mas seguindo novamente os “conselhos” dos executivos da Marvel o diretor usou o céu ao invés de mostrar estrelas.
Vendo todas essas intervenções sofridas pelo diretor, fica claro que mesmo sendo a principal força do universo Marvel no cinema, esse universo integrado acaba sendo uma tremenda barreira criativa para os diretores e profissionais envolvidos.Normal, afinal os filmes da Marvel? Disney viraram um negócio de bilhões e os direitos sobre o personagens são das empresas e não dos diretores do filme.
Mas quando o próprio Whedon diz que o roteiro do Homem-Formiga escrito pelo diretor Edgard Wright foi o melhor script que a Marvel já teve em mãos e a empresa simplesmente descartou e mandou Wright embora, fica uma pulga atrás da orelha do que talvez estejamos deixando de ver por conta apenas de interesses comerciais
Via CBN