Nessa semana o canal CW divulgou uma imagem promocional da segunda temporada de Flash referenciando uma capa clássica que iniciou o conceito de Multiverso nos quadrinho da DC Comics:
Do lado esquerdo está a capa de Flash 123 onde Barry Allen encontra o Jay Garrick o Flash original da Era de Ouro, que aqui no Brasil ficou conhecido como Joel Ciclone. A explicação para conciliar o encontro de dois personagens com o mesmo nome e de épocas diferentes foi que eles viviam em Terras paralelas.
Esse foi o pontapé inicial para que a DC criasse outras tantas Terras paralelas, chegando ao ponto da editora em sua primeira mega-saga (Crise nas Infinitas Terras) ter aproveitado para organizar essa bagunça e concentrar a todas essas realidades em uma Terra só.
Mas isso não durou, afinal além da maioria dos hoje escritores terem crescido lendo revistas com esses conceitos e serem fanzoca dele,o Multiverso é algo muito bom para ser deixado de lado já que proporciona mais liberdade criativa, afrouxando as amarras impostas pela cronologia .
Nos quadrinhos a DC abraçou de vez o Multiverso já que após Convergence/Divergence a editora “desfez as consequências de Crise nas Infinitas Terra e cravou que tudo já publicado vale de alguma maneira.
E isso agora vai para tv também! A imagem a direita comprova que o que poderia ter sido só um easter egg no final da primeira temporada, o aparecimento do capacete de Garrick, vai acontecer de verdade no segundo ano de Flash.
Mas será que a audiência não iniciada vai embarcar no conceito de Multiverso?
Bom, a série já lidou com temas complexos como viagem no tempo e seus paradoxos na primeira temporada e foi um sucesso, portanto dá para botar uma fé que farão de uma maneira que agrade leitores e não leitores de HQ.
Torço muito para que dê certo, pois além da possibilidade de vermos outros personagens da Sociedade da Justiça (grupo que Garrick faz parte), nada impede que Barry possa visitar outros realidades do universos DC na tv.
Já pensou ele em visitando o Batman de Adam West nos anos 60? Ou o universo de Smallvile onde poderíamos enfim ver um Clark já maduro e herói estabelecido passado alguns anos do encerramento da série?
Poderíamos até ter um episósdi animado em que ele visitaria o universo DC animado do Bruce Timm!
Ok, forcei um pouco! Mas se até Community fez um episódio em que eles eram personagend de G. I. Joes por que não pensar nisso?