A semelhança entre nome e aparência não deixa dúvidas, até porque a primeira aparição de Solid Snake em um jogo de Hideo Kojima foi em 1987 e o filme Fuga de Nova York com Snake Plissken do diretor John Carpenter é de 1981
Recentemente Carpenter processou o cineasta francês Luc Besson que copiou descaradamente Fuga de Nova York em seu filme “Lockout” de 2012. E Kojima passou perto de também entrar na dança…
Um uma longa e bacana entrevista ao Hollywood Reporter Carpenter valou sobre vários assuntos e deu mais detalhes no caso. Na verdade nem foi ele que quis processar Besson e sim o CanalPlus que detinha parte dos direitos do filme. Como parte interessada o diretor teve que entrar junto no processo, apesar de frisar que a treta-forte era entre o estúdio e o diretor francês e ele pouco fez, soube ou ganhou no processo.
Daí ele acabou dizendo que o CanalPlus também quis ir atrás de Metal Gear, e só não foi por conta de sua objeção:
Eles quiseram também processar o jogo Metal Gear, que é meio que baseado em Fuga de Nova York, mas nesse caso eu falei para ele não o fazerem. Eu conheço o diretor desses games, e ele é um cara bacana. Ou pelo menos pra mim parece ser um cara bacana.
Claro que Metal Gear em termos de trama superou em muito a obra que homenageou e talvez seja até mais relevante para os dias de hoje na cultura pop.
Mas em se tratando da sede por grana e a procura de pelo em ovo para caçar processo que impera no showbusiness , foi muito legal a atitude de Carpenter (que é fã de games) deixar para lá.
Até porque Kojima é um cara bacana mesmo, quem teria coragem de processá-lo?