Quadrinhos Digitais vs Impresso: Um Caso que Ambos São Vencedores.

Confesso que ainda não me acostumei a ler e consumir quadrinhos em formato digital , o lado colecionador ainda é mais fortes do que o de leitor.

injustice_banner

Mas casos como esse dos quadrinhos baseados no game  Injustice: God Among Us podem mostrar que ambos podem coexistir sem afetarem suas respectivas vendas.

(quase livre de spoilers, viu @porconauta)

Sim, lá vamos nós falar sobre Injustice novamente! Mas desta vez o foco principal não é sobre o game ou sobre algo bombástico que tenha acontecido nas edições em quadrinhos. É o fenômeno mercadológico que aconteceu à volta dele.

Os quadrinhos sobre Injustice, ao contrário do que acontece normalmente, foram lançado primeiro em formato digital para só depois serem publicado em edições impressa. Baseado nisso e no fato que séries baseadas em games tendem a serem simples histórias caça-níqueis, os donos de Comic Shop solicitaram poucas edições achando que poucos leitores iriam se interessas por elas.

injustice_gods_among_us_Bruce_Clark1

 Acontece que a série começou a fazer um barulho on-line pelo seu roteiro bombástico e ainda recebeu boas críticas dos sites especializados fazendo que sua procura aumentasse nas lojas, fazendo os donos desses estabelecimentos aumentassem seus pedidos da série.

O irônico dessa história toda é que os maiores inimigo do formato digital são esses lojistas e os distribuidores que forçam as editoras a lançarem as edições digitais somente no mesmo dia que as impressas e com o mesmo preço.

injustice-batman-joker

Os números de vendas digitais oficiais são um mistério até hoje, não sabemos por exemplo, quanto uma edição (que é uma merda, mas vendeu muito infelizmente) de Amazing Spiderman 700 vendeu no Comixology para compararmos com as vendas das edições impressas. Só sabemos que ela foi a líder mundial de downloads nas semanas de lançamento.

Injustice pode ter mostrado que o argumento protecionista usado contra as edições digitais utilizados por seu detratores, de que as vendas impressas seriam drasticamente afetadas sem as barreiras impostas,  pode não ser tão simples assim e que talvez seja hora de uma maior flexibilização por parte deles.

injustice-godsamongu-queen

 Para que não acabe acontecendo o que aconteceu na indústria da música onde as grandes gravadoras e lojistas decidiram encarar como arqui-inimigo o formato digital só indo adotá-lo como aliado quando a guerra já estava perdida. 

Uma resposta em “Quadrinhos Digitais vs Impresso: Um Caso que Ambos São Vencedores.

  1. Pingback: Leitura de Trem: Injustice – God Among Us- 01 À 35 | Uatafókin is This!!!

Deixe um comentário abalizado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s