Once Upon a Time versus Fábulas – Afinal, Quem Copiou Quem?

Claro que a série de tv “Once Upon a Time” chupetou  Fábulas na cara dura, qualquer um que lê os quadrinhos e acompanha a série vai ver isso. Até porque a Fábulas já é publicada há mais de 10 anos enquanto a série de tv está apenas em sua segunda temporada.

As Brancas de Neves
As Brancas de Neves

Por que a pergunta no título do post então? Além do sensacionalismo é claro, a razão do título é porque este texto se propõe a investigar porque ainda não rolou um processo para cima dos produtores da série de tv.

Pois essa QUESTÃ sempre foi a que mais me intrigou: Se parece tão evidente a cópia, porque ninguém acusou oficialmente os criadores da série de plágio? Decidi fazer um trabalho investigativo de 15 minutos para tentar descobrir algumas respostas.

Acabei encontrando uma auto-entrevista de 2011 do criador da série Bill Willingham no CBR em que ele se diz como ele se sentia em relação as similaridades entre ambas histórias:

Na minha opinião, baseado nas escassas evidências provavelmente “Once…” não é uma cópia de Fábulas. Os quadrinhos podem ter servido de influência para série, mas apenas como algo do tipo “captar as idéias que estão por aí no  ar nos dias atuais.

 

oonce_x_fables_2.001
Ambas Chapeuzinhos têm lá seus talentos…

 

Lendo só essa declaração por si só pode aparecer que há alguma ironia nela, mas eu li a entrevista inteira e a todo momento, Willingham defende “Once…”da acusação de plágio. Mesmo quando confrontado com o fato que a ABC (canal que produz a série lá fora) chegou a entrar em negociações para adaptar Fábulas para tv:

Este fato em si não prova nada, a DC/Warner não queria que eu me envolvesse nas negociações e pagou muito bem para que eu não estivesse diretamente envolvido. Portanto não tive acesso aos detalhes da suposta negociação com a ABC , tudo que eu ouvi foi o que vocês ouviram, que os escritores não deveriam ter feito um grande anúncio do projeto na ocasião. De qualquer maneira Fábulas na ABC não passou de um script para o piloto que nunca foi produzido. Eu tive que ler o script e ele não tinha quase nada a ver com a série em quadrinhos.

Como eu disse , esse artigo foi uma auto-entevista (bem longa) de Willingham meio que para acabar com essa história de plágio, mostrando que ao contrário de muitos artistas ele não quer entrar em batalhas jurídicas tentando cercear a criatividade alheia ou que ele está levando uma grana por fora. Pelo que li acredito (e quero acreditar) na primeira hipótese.

once_x_fable.003.001
Os princípes pouco encantados: Um é um canalha o outro é um pau mandado

 

E a DC/Warner? Por que não foi aos tribunais como qualquer mega-conglomerado faria? Talvez o fato de  ambas serem serem baseadas em personagens de domínio púbico tenha invibializado uma ação por plágio.Ou talvez as vendas Fábulas tenham aumentado tanto após a estréia da série na tv que eles já se sentiram recompensados.

Estou lendo o quarto encadernado de Fábulas lançado pela Panini e acompanho “Once…”, porque a Patroa é fã e as semelhanças são muitas para serem ignoradas. Para quem acompanha os quadrinhos  fica a impressão que você está vendo uma pálida versão de Fábulas na tv, por mais que “Once…”  não seja assim tão ruim. E se por um lado o sucesso do seriado  trouxe novos leitores para Fábulas (a Patroa é um deles) também inviabilizou a ida de Fábulas para a tv, afinal se lançada agora ficará à sombra sendo considerada a cópia da série que a copiou (Inception?).

once_x_fable.4.001
João ou Joana e o Pé de Feijão ?

Então se você telespetador de “Once…”e não conhece Fábulas corra até uma banca e compre o volume 3 que saiu esse mês  (era o único que estava faltando) e junte grana para comprar na a Festcomix os outros 11 volumes.

Já se você é leitor de Fábulas e não conhece “Once…” assista, nem que sejaapenas por consolo de que provavelmente será o mais próximo que você verá da revista na televisão/cinema.

E você pode até vir a gostar.

Anúncios

3 comentários em “Once Upon a Time versus Fábulas – Afinal, Quem Copiou Quem?”

  1. cara eu tava jogando the wolf among us baseado em fábulas da dc e percebi tantas semelhanças… só o fato do xerife lobo meio que saber quando as pessoas estão mentindo, igual a ema de once upon a time sabe (que aliás vira xerife também na série) já se percebe um plágio descarado não só nas maiores questões como nos mínimos detalhes…

Deixe um comentário abalizado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s