Nesse cópia do locadora do Ultra do MDM Momento CIC Vídeo um grande filme para se assistir em tempos de politicamente correto.
Afinal, quem diria que um lobbysta canastra da indústria tabagista norte-americana seria um personagem tão legal que ganha sua simpatia nos primeiros 10 minutos de filme?
Aaron Eckhart está ótimo no papel de Nick Naylor, que é uma espécie de porta-voz dos grandes fabricantes americanos de cigarros. Naylor não tem grandes conflitos morais com o que faz, primeiro por ser bom nisso e em segundo porque na frase que vai aparecer em vários momentos do filme: “É preciso ganhar o dinheiro da hipoteca”.
Parece uma simples variação do “bom soldado não questiona ordens”ou do “pagando bem, que mal tem?” mas o filme vai muito além disso.
Completão, enjoy-se:
.
Sem trocadalhos, “Obrigado por Fumar” é o que se pode chamar de um filme cinza, fugindo completamente do maniqueísmo que costumamos ver nos cinema.E corta até mesmo na própria carne insinuando relações escusas entre as grandes corporações e a indústria do cinema.
Assista, o filme é indispensável para entender um pouco melhor o mundo que vivemos. Mesmo que ele deixe um certo gosto amargo de uma boa tragada ao final.