Antes me acusarem de cagar uma regra-mor reparem nas aspas do título. Vocês sabem o quê isso significa, certo?
Não Joey, não é assim…
No caso desse post é para deixar claro que não sou eu que estou afirmando isso e cagando uma regra monstro, mas sim David Goyer, responsável pelo roteiro de Superman-o Homem de Aço e um dos cotados para escrever a história do filme da Liga da Justiça.
Que dizer, mais ou menos.
Ele disse isso em uma conversa com o Bleeding Cool, que é o texto que eu usei a técnica de de ‘tradução seletiva”, (que se resume a traduzir e interpretar as partes que me interessam o texto para fazerem meus argumentos serem válidos).
Apesar de ainda tratar tudo apenas como uma possibilidade, Goyer confirma que ele e o diretor Zack Snyder desenvolveram o filme para que ele se passasse em um universo que fosse possível a existências de outros super-heróis, mesmo que de maneira sutil. Além disso existem pequenas referências à outros personagens do universo DC.
Aliás, abaixo ele vai detalhar alguma delas, portanto se você considerar essas informações spoilers…
LINHA NA PIPA!!!
Era nossa intenção que, se bem sucedido, O Homem de Aço poderia ser uma espécie de edição zero e desse ponto em diante, possíveis filmes poderiam surgir e o expandi-lo criando um universo compartilhado 9 (…) a idéia é que Superman será o primeiro super-herói. Pode ser que já tenham existidos antes pessoas com super-poderes ajudando às pessoas, mas elas não estariam usando trajes. E quando Superman se revela para o mundo, será ele que mudará a coisa toda, como um possível elemento catalisador.
Respondendo sobre a referência feita à WayneTech no filme e se a notícia do Superman cairia bem aos ouvidos de um jovem Bruce Wayne que ainda não estaria por aí combatendo o crime fantasiado:
Éééé, veja bem não quero me aprofundar muito no assunto. Obviamente eu e Zack já conversamos sobre assunto… teríamos uma relação de causa e efeito. E isso se extenderia aos efeitos colaterais de tal revelação também e como os outros países se sentem ao fato do Superman ter escolhido a América como lar. O filme não será auto-contido em uma espécie de vácuo.
Já ouvimos essa história antes do malfadado Lanterna Verde, que a princípio seria a “edição nº1” do Universo Cinemático ds DC precedido pela edição nº 0 que seria Batman Begins. Ou seja o plano original era que o Batman seria o primeiro herói-fantasiado, o Lanterna o segundo e ambos seriam uma espécie de inspiração para um jovem Clark Kent adotar a identidade de Superman..
Daí veio aquele cagalhão que mal podemos chamar de filme e os planos de Warner DC forma para as cucuias. Além claro, de Cristopher Nolan não ter deixado nenhuma brecha para a existência de outros super-heróis em seu bat-verso.
Com a boa recepção ao novo filme do Super, parece que para a Warner agora ou vai ou racha.
Eu particularmente, em se tratando de Warner e Ligada Justiça, esperaria ter toda a grana que eles pretendem arrecadar com “O Homem de Aço” em mão antes de começarem a fazer planos.
Ou apelem para outra versão baixa-renda da equipe: