Com certeza a graphic novel “A Piada Mortal” de Alan Moore e Brian Bolland é uma das melhores histórias do Batman já contada, mesmo que o próprio autor já tenha dito que acha ela bem mairromenos.
Mas parece que Grant Morrison, desafeto declarado de Moore, achou nela uma grandeza ainda maior.
Em entrevista ao podcast do diretor Kevin Smith “Fatman on Batman” Morrison fez um comentário bem interessante à respeito da página que encerra as clássica história, o momento em que o Coringa conta a piada dos dois loucos para o Batman e ambos caem na gargalhada. O final por sí só já é genial, mas segundo o escocês pirado há mais coisas ali:
Ninguém entendeu direito o fim da história…Esse é o motivo dela de chamar “A Piada Mortal”. O Coringa conta essa “piada mortal”no final e o Batman vai se aproximando e quebra o pescoço dele, e aí está o porque da risada parar e as luzes irem se apagando, porque aquela foi a última chance de cruzar aquela ponte. Alan Moore escreveu a história final do confronto entre Batman e o Coringa. Ele a terminou.
E o pior é que por mais maluco que Morrison seja, ele pode estar certo:
Enquanto Smith recolhia os caquinhos de seu cérebro explodido com a revelação, Morrison continuou:
Ele fez de uma maneira muito ambígua, ninguém nunca vai ter certeza se a intenção era essa, de uma maneira que ela não é necessariamente o último confronto entre Batman e Coringa. É brilhante!
Há mais de vinte anos em que leio quadrinhos dessa indústria vital, nunca me ocorreu que Batman matasse o Coringa no final da história e nem nunca li ou ouvi que alguém interpretá-lo desse jeito. Se por um lado faz sentido, por outro “rouba”um pouco a idéia principal da série, de que o Batman é tão louco quanto o Coringa, a ponto após todas as barbaridades cometida pelo palhaço ele terminar a história rachando o bico ao lado de seu maior inimigo enquanto aguarda a a polícia chegar.
Se a intenção de Moore era essa ou não nunca saberemos, pois mesmo que o mago saia da caverna para dar sua versão, provavelmente vai dizer que Morrison está errado e que além de copiá-lo descaradamente ainda está querendo dar seus pitacos em sua obra.
E todos sabemos que Alan Moore está sempre certo.
Via Robot 6
Faz sentido…
Também gostei de ver a história por esse ponto e acho até que seria isso mesmo… a cagada foi a DC utilizar algumas coisas que aconteceram em sua cronologia “real”… pelo menos é o que acho.
Vou ter que comprar outra Piada Mortal com o final alternativo?
” A Piada Mortal comentada por Grant Morrison”
Alan Moore ia bater um tambor forte para todos que comprassem
Carai Véi!
E quem diria que o Bátema quebra pescoços a mais tempo que o Super! #ChupaSnyder! #SnyderGuaxininRevirandoMeuLixo
CARALHO!!!! Esse Morrison tá ai a mando do Bátema! É espião esse cara!!
Vejam so vc, que filhadapulta esse Morrison…