Hadouken!!!!

Independente do console que você, caro leitor, teve na infância, devemos admitir que certos jogos marcaram a geração. E poucos deles obtiveram o sucesso de crítica e público como a franquia Street Fighter. O game da Capcom, criado por Takashi Nishiyama e Hiroshi Matsumoto, virou uma mina de dinheiro, gerando uma gama de produtos, além de ter ido parar na grande telona, com ares de blockbuster na época.

Imagem

E para mostrar um pouco da importância que o jogo teve para a geração que há 25 anos cresce familiarizada com expressões como “Hadouken!!!”, o documentário   “I am Street Fighter – 25th Anniversary Documentary” relata depoimentos de fãs e de profissionais que ajudaram a criar a franquia. Para quem conhece um pouco de inglês, dá pra entender muita coisa, e mesmo para aqueles que não, o documentário vale, mesmo que apenas para babar na coleção mostrada logo no inicio do vídeo e na arte do game, mostrada ao longo do documentário. Impossível não se identificar com relatos como o do cara, que comenta como se sentia, quando era o primeiro da turma a descobrir como fazer determinado golpe. Ou ainda aqueles que colocavam as fichas na tela para dizerem que eram os próximos a jogarem na máquina. E quantos aos campeonatos? A busca pelo melhor jogador? A batalha entre os dois melhores jogadores do game!  Está tudo no documentário!

Mais que um documentário sobre o jogo, é um documentário sobre o comportamento dos jogadores e sua obsessão em serem os melhores. Como o mercado cresceu, e como o jogo acompanhou a esta mudança. Do arcade para os jogos em rede, eventos que arrastam-se por horas a fio. Pessoas que fazem do jogo suas vidas. Exageros que somente um ícone dos games é capaz de proporcionar meus caros…

“I am Street Fighter – 25th Anniversary Documentary”

 

A partida entre Justin Wong, considerado o melhor jogador de SF (Chun-Li) vs Daigo Umehara (Ken), pela semi-final do EVO 2004.

E é óbvio que este post não faria sentido sem essa apresentação final do Marcos Castro.

Anúncios

2 comentários em “Hadouken!!!!”

Deixe um comentário abalizado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s