Você aí Chorando pelo Fim da MTV Brasil: Onde Você Estava Quando ela Precisou de Você?

Agora são os últimos minutos da  MTV Brasil que nós conhecemos e desde quinta dia 26/09 dia em que o último programa ao vivo, uma grande comemoração, foi ao ar, uma série de elegias e choramingos veem pipocando por aí na internet.

Alguns textos são excelentes mesmo que carregado pelas tinta do saudosismo, expressando de maneira muito melhor coisas que eu gostaria de dizer sobre minha relação com a emissora.

MTV_Brasil_by_vitoraws

E foi aí que comecei a pensar: Onde estavam esses caras com essas palavras e sentimentos bonitos quando a emissora recebeu o tal veredito final de sua decadência! Quando foi  sentenciada com a frase : “A MTV hoje está uma merda, boa era no meu tempo”?

Por que eu,eu  estive a acompanhando do outro lado da tela o tempo todo

Ao contrário do Intragável, eu infelizmente não consegui acompanhar a MTV desde seu surgimento, pois na minha casa era impossível de pegar o sinal em UHF. Só depois que a emissora já tinha alguns anos eu comecei  a assistir parte da programação na caso dos amigo. Lembro de ficar assistindo à Beavis e Buthead em branco e preto na casa de um amigo ou do “susto” que tomei ao ver o João Gordo xingar um telespectador gaúcho do Garganta e Torcicolo  de uns quinhentos palavrões, finalizando com um “vocês aí do sul são uns bostas”em plena 10 horas da matina. “Sério que ele podia fazer aquilo na tv?”

.

Claro que podia! Era a MTV Brasil: filial de um canal mainstream americano e  comandada aqui pelo grupo editorial mais poderoso do país, mas mesmo assim completamente subversiva. Tinha que dar um jeito de assistir essa porra! E lá pelos idos de 97 ou 98, através de uma gambiarra envolvendo dois videocassetes e uma antena externa consegui, mal e porcamente, sintonizar a emissora em casa, e desde então praticamente nunca deixei de ser um telespectador do canal.

.

Claro que a intensidade variava: nos periodos sem tv a cabo e internet a tv ficava sempre nela, mesmo que estivesse servindo de som ambiente. Já nas vacas gordas com outras opções de canais além do conteúdo on -line à poucos cliques de distância acabava deixando a emissora em segundo plano, mas sempre dando uma sapeada ou outra no canal para ver o quê estava rolando.

Acompanhei as mais variadas fases, da abertura para o axé e o pagode até a invasão de fedelhos com calças coloridas e, pelo menos para mim, sempre encontrava algo interessante na grade da programação, mesmo sabendo que eu não fazia mais parte do público-alvo que a emissora queria atingir. Mas por mais que fosse teimosia minha ou o eterno sentimento que no fundo eu sempre vou me sentir como se tivesse treze anos, lá estava eu batendo meu ponto como fiscal da MTV.

.

E vocês, que antes diziam ” Ah o tempo que a MTV falava de música” “Ah só toca merda na MTV hoje, no meu tempo é que era bom”e hoje lamentam o fim do canal como se fosse a partida de algum ente querido? Chegou a olhar a programação pouco antes do final do canal ser decretado? Ver que nos últimos anos tinha alguns programas musicais bem bacanas? Chegou a ver, por exemplo, coisas incríveis e surtadas como “O Último Programa do Mundo?”

.

E um anos antes disso? E dois anos antes disso? Não né! Agora, tocado pela excelente  derradeira e  programação da MTV todos aqueles que antes que simplesmente cagavam para ela saem enlutados a grande rua das redes sociais. Mas vocês na verdade estão se sentindo assim por vocês! Pelas lembranças da época em que o canal dialogava com vocês, pelas bandas que vocês só conheceram através dela, pelas escolhas duvidosas que você fizeram ao copiar o visual de alguns dos VJs e usar uma faixa feminina de cabelo, pelo desejo de se tornarem VJ se candidatando sempre que havia algum concurso para isso e uma série de outros  momentos, e em diferentes épocas que sua vida cruzou com a história da emissora .

.

Eu estou me sentindo mal por tudo isso também, mas a tristeza está misturada com um pouco de raiva, raiva daquela máxima que infelizmente serve para quase tudo na vida: “Só damos valor a alguma coisa no momento que a perdemos”.

Porque vocês perderam o canal mais revolucionário e importante da história da tv brasileira e que deveria ficar passando  a programação dos últimos dias em looping  como documento do que foi a nossa  cultura pop até hoje. E somente agora, vocês se deram conta disso.

Perdi meu canal preferido, e só agora também me dei conta disso.

Anúncios
Deixe um comentário

3 Comentários

  1. valtercarvalho

     /  outubro 1, 2013

    Pára de chorar e corra pra ver a “outra” MTV!!! Fiuk apresentador!!! Eu me divirto muito!!! Última pá de terra na cova da emissora!!!!

    Responder
  2. Valter de Sousa Carvalho

     /  outubro 1, 2013

    Para de chorar você também a vá assistir à “outra” MTV que entra no ar agora: Alias logo de cara Fiuk!!! kkkk Eu me divirto muito!!!

    Responder

Deixe um comentário abalizado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

culturainutiloblog.wordpress.com/

Antes do Cultura se tornar um site, estávamos neste blog. Nos encontre em www.siteculturainutil.com.br!

Who Cares Podcast

o podcast que te acompanha por todos os episódios de Doctor Who

novomdm.wordpress.com/

Podcast, HQ, Cinema, Games e Peitinhos

Ciclos, Letras e Quintais...

Por Ana Célia Cruz e Flávio Urra

Sphera Geek

Beta 2.0

Cult para não cults

Desaculturando

postelaria

Textos fresquinhos, mas sem frescura. Rio de Janeiro, Brasil.

Sobre Comédia . com

Um site sobre a comédia

blogdamoato

coletivo de blogueiros

Estroina

Questões filosóficas desnecessárias

GetGlue Brasil

A primeira fonte sobre o GetGlue do Brasil!

howl for love.

post-punk soul from chicago

DANIEL HDR

D r a w i n g b o a r d C h r o n i c l e s

%d blogueiros gostam disto: