Quem São os Leitores Pelo Mundo Consumindo Quadrinhos Digitais?

Normalmente apontado como o futuro da mídia, os números e vendas por trás dos quadrinhos digitais são um mistério guardados a sete chaves pelas editoras.

image
Por isso que quando temos acesso a um simples gráfico do Comixology mostrado o consumo no mundo , já nos dá pelo menos uma dica de quão popular o formato digital está.

Ok, o Comixology não é o único serviço responsável pela distribuição dos quadrinhos via internet mas é quaaaase isso. Lembrando que não estamos levando em conta os meios, digamos. menos ortodoxos de ler seu quadrinhos preferido na tela do seu tablet ou computador.

O gráfico é esse aqui:

worldwide_user_info_map_12_20_2014

Entre um gracejo e outros podemos ver que 51% dos leitores estão fora dos EUA , que o App do Comixology  é um dos mais populares e vemos que conforme mais forte o tom de azul no mapa, maior concentração de leitores.

E para minha surpresa, o Brasil tem grande destaque, ficando atrás apenas dos norte-americanos. Não que eu tenha ficado surpreso por conta do nível vermístico dos leitores daqui, afinal talvez hoje seja o lugar no mundo que tenha o maior número de Comics americanos publicado por mês excluindo se o EUA .

Mas me surpreende que mesmo com o preço salgado (na faixa de 4 doletas um título novo, mesmo valor da edição física vendida lá fora) e com as edições disponíveis apenas em inglês  nós termos um número de leitores por aqui abraçando o formato digital.

image

Serve de alerta para as editoras que publicam o material por aqui que exitam em tomar a iniciativa em negociar o conteúdo pela internet. Logo as grandes editoras americanas se invocam e começam negociar via App direto com o mercado brasileiro, com um preço um pouco melhor e e em português que as coisas podem se complicar para mercado ” de banca” aqui no Brasil.

Não dá para saber até quando os ” juntadores de papel” , como eu deixarão de ser a maioria  e passarmos a sermos a exceção .

Anúncios

4 comentários em “Quem São os Leitores Pelo Mundo Consumindo Quadrinhos Digitais?”

  1. Realmente, se vierem publicações digitais em Português, vai ser fantástico. Não que eu tenha uma preferência pelo formato digital, mas a praticidade de levar centenas de revistas no ipad para qualquer lugar é inegável.

      1. Nós sabemos qual a solução ideal e que ela nunca virá: o comprador do quadrinho físico deveria ganhar uma versão digital gratuita 😋

Deixe um comentário abalizado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s