Normalmente apontado como o futuro da mídia, os números e vendas por trás dos quadrinhos digitais são um mistério guardados a sete chaves pelas editoras.
Por isso que quando temos acesso a um simples gráfico do Comixology mostrado o consumo no mundo , já nos dá pelo menos uma dica de quão popular o formato digital está.
Ok, o Comixology não é o único serviço responsável pela distribuição dos quadrinhos via internet mas é quaaaase isso. Lembrando que não estamos levando em conta os meios, digamos. menos ortodoxos de ler seu quadrinhos preferido na tela do seu tablet ou computador.
O gráfico é esse aqui:
Entre um gracejo e outros podemos ver que 51% dos leitores estão fora dos EUA , que o App do Comixology é um dos mais populares e vemos que conforme mais forte o tom de azul no mapa, maior concentração de leitores.
E para minha surpresa, o Brasil tem grande destaque, ficando atrás apenas dos norte-americanos. Não que eu tenha ficado surpreso por conta do nível vermístico dos leitores daqui, afinal talvez hoje seja o lugar no mundo que tenha o maior número de Comics americanos publicado por mês excluindo se o EUA .
Mas me surpreende que mesmo com o preço salgado (na faixa de 4 doletas um título novo, mesmo valor da edição física vendida lá fora) e com as edições disponíveis apenas em inglês nós termos um número de leitores por aqui abraçando o formato digital.
Serve de alerta para as editoras que publicam o material por aqui que exitam em tomar a iniciativa em negociar o conteúdo pela internet. Logo as grandes editoras americanas se invocam e começam negociar via App direto com o mercado brasileiro, com um preço um pouco melhor e e em português que as coisas podem se complicar para mercado ” de banca” aqui no Brasil.
Não dá para saber até quando os ” juntadores de papel” , como eu deixarão de ser a maioria e passarmos a sermos a exceção .
Realmente, se vierem publicações digitais em Português, vai ser fantástico. Não que eu tenha uma preferência pelo formato digital, mas a praticidade de levar centenas de revistas no ipad para qualquer lugar é inegável.
Verdade ! Pratico, mas eu sou ainda um juntador de papel, nao consigo me desapegar das edições físicas
Nós sabemos qual a solução ideal e que ela nunca virá: o comprador do quadrinho físico deveria ganhar uma versão digital gratuita 😋
Olha aí caro leitor:
http://www.terrazero.com.br/v2/2014/02/marvel-digital-se-torna-global-e-vende-hqs-em-portugues/