Leitura de Trem: Marvel Comics- A História Secreta

Existe aquela velho pensamento  de que basta conhecer pessoalmente  seus ídolos para se decepcionar com eles. E essa foi a sensação que me acompanhou durante quase toda a leitura de “Marvel Comics – A História Secreta” do escritor Sean Howe.

marvel_untold_history

Não que nessa “biografia não-autorizada” da Casa das Ideias haja algum ídolo meu sendo desconstruído, mas conhecer os bastidores da editora que reinventou os quadrinhos e que  foi a minha porta de entrada nessa mídia acaba causando um certo desencanto.

Não que eu a essa altura do campeonato ainda fosse ingênuo a ponto de pensar que a Marvel, ou as grandes empresas do mundo do entretenimento em geral, tivessem  pretensões artísticas e compromisso de qualidade para com o seu público acima do interesse comercial. Mesmo assim fiquei surpreso em algumas passagens o quão baixo os cabeças da editora foram com intenção de vender mais a qualquer custo.

tan Lee e Jack Kirby nos primórdios da Marvel.
Stan Lee e Jack Kirby nos primórdios da Marvel.

Alem disso as páginas do livro são recheadas de intrigas,egos inflados,  juras de amor e ódio e  puxadas de tapetes entre artistas, editores e executivos que passaram pela editora em seus 75 anos de existência. Todas as polêmicas estão lá: desde o “quem criou o que” entre Stan Lee e Jack Kirby, passando pela debandada de suas estrelas nos anos 90 para fundar a Image e indo até as brigas por direitos de personagens que rolam ate hoje.

ff-1

Claro que o livro vai muito além de 550 paginas de tretas e fofocas. Por mais que os pontos altos sejam  momentos (como o de um texto de um artista insatisfeito descendo a lenha na Marvel acabar parando nas páginas de uma edição  do Vingadores como uma carta de demissão do mordomo Jarvis para o Homem de Ferro!)a minuciosa pesquisa de Howe deixa bem claro a importância da Marvel em quase sempre ditar a tendência da indústria em quadrinhos para o bem e para o mal: Se muitas vezes ela foi a responsável por turbinar as vendas de todo o mercado, por outras suas atitudes equivocadas quase a fizeram quebrar levando todas as outras editoras junto.

gal-comics-amazing-fantasy-15-jpg

Para o leitor de quadrinhos que não se contenta apenas com as páginas internas da revista e acompanha a  montanha russa que sempre foi o mercado,”Marvel- A História Secreta” é um prato feito, mesmo que em alguns momentos deixe um gosto amargo na boca.

E mesmo para aqueles não iniciados “nesses gibizinhos que são coisas de criança” a leitura ainda vale, pois talvez seja um dos maiores documentos sobre o surgimento e crescimento da cultura pop do século XX.

Nota:

9 piruquinhas rídiculas do Stan Lee.

De 10 piruquinhas rídiculas do Stan Lee.

Uma consideração sobre “Leitura de Trem: Marvel Comics- A História Secreta”

Deixe um comentário abalizado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s