Diretor de “Guardiões da Gálaxia” Responde às Chuvas de Críticas que os Filmes de Super-Heróis Veem Sofrendo

Dentre os vários sub-textos contidos em Birdman, o (ótimo)  vencedor do Oscar desse anos, há um que de maneira sútil questiona a importância da avalanche de filmes de super-heróis que tomam o cinema hoje.

racoon-james-gunn-james-gunn-isn-t-a-fan-of-all-these-shared-universes-and-he-s-totally-right

Algumas pessoas do meio vinham há algum tempo validando veladamente essas críticas. Mas no último Independent Spirit Award o diretor Dan Gilroy subiu o tom desse discurso dizendo que os filmes de super heróis são um tsunami que está varrendo a indústria do cinema.

Dado à sequencia de ataques, o diretor James Gunn decidiu rebater essas declarações utilizando uma das maneiras mais modernas de defender/atacar um ponto de vista: O textão do Facebook!

Lembrando que Gilroy é casado com Rene Russo, que trabalhou nos dois filmes do Thor (ou seja, ela se banhou bastante nesse tsunami), Gunn preferiu não atacar e dar o benefício da dúvida a Gilroy, já que a declaração foi dada em uma cerimonia de premiação de filmes independentes e ele sabe que é uma ambiente, digamos, beligerante ao cinema comercial.

Mesmo assim o diretor foi duro contra uma “auto-intitulada elite do cinema” que acha que os blockbusters feitos pelos grandes estúdios obrigatoriamente são realizados  com menos carinho, cuidado e planejamento que filmes independentes de baixo/médio orçamento. Ainda segue dizendo que já fez diferentes tipos de filmes (incluindo uma série de curtas-pornos sem sexo(?)veja abaixo) e que ,independentemente de qual  gênero o filme pertença, ele sempre encontrou na mesma proporção  aqueles que os realizavam só para ganhar alguns trocados ou alimentar  vaidades e aqueles que faziam filmes porque amavam contar histórias.

.

E finalizou chamando geral na catraca:

Se você acha que as pessoas que fazem filmes de super-heróis são burras, então diga que nós somos burros. Mas se você, que é um diretor independente ou um diretor “sério” acha que coloca mais amor e dedicação em seus personagens do que os Irmãos Russos colocaram em Capitão América, que Joss Whedon colocou no Hulk ou o que eu coloquei em um guaxinim falante, você está completamente enganado.

guardians of galaxy

Apesar de vez ou outra aqui eu mostrar minha preocupação com a saturação do gênero de super-heróis no cinema e minha aversão a blockbusters que não se preocupam minimante em ter uma trama razoável, concordo com “a wall of text”que Gunn soltou no Facebook. Não dá para generalizar, o próprio Guardiões da Galáxias e os outros exemplos citados por ele são provas que dá para ir um pouco além da fórmula “Transformers” e entregar um filme-pipoca honesto e feito com esmero.

Via CBN

Anúncios

3 comentários em “Diretor de “Guardiões da Gálaxia” Responde às Chuvas de Críticas que os Filmes de Super-Heróis Veem Sofrendo”

Deixe um comentário abalizado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s