Leitura de Trem: Batman/Planetary -Edição de Luxo

Crossovers são essencialmente caça-níquéis, se envolverem o Batman  então adicione mais alguns pontos ao fator “vamos juntar esses heróis aí que os vermes compram tudo”

batman_planetary

Claro que alguns se destacam e entregam obras acima da média, e este é o caso de Batman/Planetary Uma Noite na Terra.

E a história não se destaca só por conta da arte incrível de John Cassaday e o texto do grande Warren Ellis, até porque não é surpresa nenhuma para aqueles que acompanharam os encadernados de Planetary publicados pela Panini ano passado aqui no Brasil.

O grande diferencial dessa edição é que ela conseguiu ser uma grande homenagem ao Batman ao mesmo tempo que se encaixa totalmente dentro do universo de Planetary. Não sei exatamente quando  foi publicado, mas o crossover cabe perfeitamente entre as primeiras edições da série dos “Arqueológos do Desconhecido”, onde eles partiam atrás de acontecimentos estranhos pelo planeta aparentemente sem nenhuma ligação, mas que começam a  encaixar de maneira magistral da metade em diante da série.

tumblr_mqegy6cGAk1sp9bbno1_500

 

Na trama Jakita, Baterista e Elijah Snow vão até a Gotham da realidade deles, onde o Batman não existe, para investigar crimes cometido por um transtornado ser super-poderoso e filho de habitantes da Cidade Zero (se não sabe do que estou falando vá ler Planetary, porra!)no Beco do Crime. Os poderes desse ser descontrolado estão ligados ao multiverso e ao ser perseguido ele acaba indoa  versões do  Beco do Crime de outras realidades. e levando com ele e os membros do Planetary.

E essa é a desculpa para que o grupo encontre o Homem-Morcego em diferentes versões, cada uma delas referenciando as passagens mais icônicas do personagem. Essa mistura acaba criando um dos maiores tributos já feito ao personagem, dando noção de grandeza dele sem a costumeira forçação de barra.

cassadaybatman66

Não podia faltar essa versão do Batman né?

Quanto ao tal “Edição de luxo” e consequentemente uma maior preço de capa (R$21,90) confesso que à principio interpretei como mais uma das equivocadas escolhas de formato feitas recentemente pela Panini*. Apesar de ficar “lindo na estante”  o encadernado só trazia essa história com 50 e poucas páginas e os extras não passavam várias páginas trazendo o roteiro de Ellis que pareciam ser  apenas para encher linguiça, pois só repetia tudo que já tínhamos acabado de ler.

Mesmo assim por ser do Ellis encarei a leitura e foi uma grata surpresa descobrir que as anotações de cena que ele indicava a Cassaday no roteiro acrescentavam em muito à história me fazendo voltar a ela para rever certas referências que deixei passar na primeira leitura.

6a00d8341c2df453ef014e875dfcab970d-500wi

Foi por pouco essa hein  Panini ?

Se você é fanzoca de Planetary e já comprou tudo que saiu por aqui a compra de Batman/Planetary é quase um dever cívico. E se você é um herege e  não conhece o grupo, mas “gosta mermo é do BATEEEEEEEMA” também, já que provavelmente umas das coisas mais legais já feitas com eles fora dos títulos solos do personagem .

8,5 Bat-Repelentes de Vilã

De 10 Bat-Repelentes de Vilã possíveis

*A saber: Multiversity publicada em mix, Miracleman mensal seguindo a publicação americana e Sandman Overture mensal num formato encadernado de luxo(?).

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário abalizado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

culturainutiloblog.wordpress.com/

Antes do Cultura se tornar um site, estávamos neste blog. Nos encontre em www.siteculturainutil.com.br!

Who Cares Podcast

o podcast que te acompanha por todos os episódios de Doctor Who

novomdm.wordpress.com/

Podcast, HQ, Cinema, Games e Peitinhos

Ciclos, Letras e Quintais...

Por Ana Célia Cruz e Flávio Urra

Sphera Geek

Beta 2.0

Cult para não cults

Desaculturando

postelaria

Textos fresquinhos, mas sem frescura. Rio de Janeiro, Brasil.

Sobre Comédia . com

Um site sobre a comédia

blogdamoato

coletivo de blogueiros

Estroina

Questões filosóficas desnecessárias

GetGlue Brasil

A primeira fonte sobre o GetGlue do Brasil!

howl for love.

post-punk soul from chicago

DANIEL HDR

D r a w i n g b o a r d C h r o n i c l e s

%d blogueiros gostam disto: