Nosso Rolé pelo FIQ 2015

Você deve ter notado que o UATAFÓKIN está em uma espécie de recesso, não que alguém se importe,  e isso é porque todo  o corpo editorial (eu) está de férias e aproveitando para fazer um monte de trabalhos domésticos e reformas descansar.

thumb_P_20151115_183518_1024

Entrada do FIQ 2015 (e minha sombra no canto direito)

Além de claro ter mais dias para ter mais dias para aproveitar o evento de quadrinhos mais legal do universo o Festival Internacional de Quadrinhos, a o nosso querido FIQ

Cheguei na sexta achando que seria o dia mais tranquilo por ser dia útil, mas que nada! Já estava lotado e acrescentando que estava fazendo um calor infernal em Belo Horizonte a experiência de assemelhava muito a pegar um metro na Linha Vermelha em horário de pico, mas com o grande diferencial que todas as pessoas se respeitavam e agiam como… pessoas.

Painel da mostra “Ciência dos Super-Heróis”em que artistas fizeram releituras de alguns super-heróis baseado em conceito científicos

Pelo menos visualmente não pareceu que pesou  o fato do evento não acontecer em um feriado prolongado como em 2013 (lembrem-se da Bíblia: feriado no domingo não é de Deus). Em tese isso poderia  dificultar a viagem das pessoas para BH, mas o pessoal deve ter se programado ou conseguido aquele atestadão.

Na sexta também rolou o painel com a lenda Howard Chaykin, e foi bem legal/assustador ver a total falta de glamourização que ele fala de sua carreira e da indústria de quadrinhos.

IMG-20151118-WA0009

Poderia dizer que foi um dos melhores painéis dessa edição, caso eu tivesse levado o entretenimento a sério e tivesse visto qualquer outro painel do evento além desse.

Explico:

O espaço dos artistas, com autógrafo e muitos trabalhos autorais era enorme e dava para perder horas garimpando. Além disso aproveitei para conversar com uma série de pessoas que admirava o trabalho e amigos que não conhecia pessoalmente. Somando também as 4 mostras bacanas do evento, os estantes das editoras independentes e a venda do chopp artesanal, quando eu lembrava do horário de algum painel bacana já era tarde demais para pegar a senha.

IMG-20151117-WA0019

Fiquei um pouco triste de não ter visto o painel do Graphic MSP  e minha mulher nunca vai me perdoar por ter deixado passar a sessão de autógrafo do Maurício de Souza, que  foi a mais disputada do evento  seguida bem de longe pela sessão de autógrafo do lançamento do livro do Melhores do Mundo.

Eu acho, já que essas duas foram as únicas que vi mais de perto.

Da exposição Heróica onde desenhistas brasileiras criaram novas versões de uniformes de algumas heroínas e cosplayers fizeram as fantasias

Temia-se que essa edição do FIQ pudesse sofrer pela primeira vez “concorrência” da CCXP que vai acontecer em algumas semanas, mas isso talvez tenha sido sentido no fato que, ao contrário de 2013, Marvel e DC não tiveram painéis oficiais e a presença da Panini (tímida em 2013) foi quase que inexistente. As grandes irão concentrar toda sua força na CCXP.

Tintando Paulo Crubim e Cristina Eiko do Quadrinhos A2

Tintando Paulo Crumbim e Cristina Eiko do Quadrinhos A2

E isso foi ruim? Não, na verdade foi uma vantagem em relação a edição anterior, pois o FIQ pode reafirmar seu DNA, priorizando a diversidade e reunindo pessoas que amam e fazem quadrinhos  em um evento que elas podem trocar idéias, beber e dar risada.

Jpeg

“CEDRAZ: O MESTRE DOS QUADRINHOS” Exposição do homenageado dessa edição Antônio Cedraz

Não é o caso de comparar são propostas diferentes, mas para mim nerd velho e amargurado a experiência de ir no FIQ  muito, muito melhor que qualquer tipo de EXXXPERIENCE mais comercial.

Que 2017 chegue logo.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário abalizado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

culturainutiloblog.wordpress.com/

Antes do Cultura se tornar um site, estávamos neste blog. Nos encontre em www.siteculturainutil.com.br!

Who Cares Podcast

o podcast que te acompanha por todos os episódios de Doctor Who

novomdm.wordpress.com/

Podcast, HQ, Cinema, Games e Peitinhos

Ciclos, Letras e Quintais...

Por Ana Célia Cruz e Flávio Urra

Sphera Geek

Beta 2.0

Cult para não cults

Desaculturando

postelaria

Textos fresquinhos, mas sem frescura. Rio de Janeiro, Brasil.

Sobre Comédia . com

Um site sobre a comédia

blogdamoato

coletivo de blogueiros

Estroina

Questões filosóficas desnecessárias

GetGlue Brasil

A primeira fonte sobre o GetGlue do Brasil!

howl for love.

post-punk soul from chicago

DANIEL HDR

D r a w i n g b o a r d C h r o n i c l e s

%d blogueiros gostam disto: