Leitura de Trem: X-O Manowar n º1

Depois da Dredd Megazine, pintou nas bancas do Brasil mais uma revista mensal que foge da tradicional política do”Batman-& Wolverine” nos trazendo mais  material além do que sai sob o selo das “duas grandes”.

XO_manwar001

A revista X-O Manowar além do personagem título trará boa parte do elogiado material lançado lá fora recentemente pela Valiant, editora norte-americana que por si só já tem uma história bem interessante:

A Valiant Comics surgiu no início doa anos 90 fundada pelos mitos da Marvel Jim Shooter e Bob Layton e teve um início bem  promissor, mas após passar para a mão de outras empresas ( uma delas foi a produtora de games Acclaim) acabou cessando as falência em 2004.

Em 2005 um grupo de profissionais (e fãs de quadrinhos) liderados por Dinesh Shamdasani e Jason Kothari levantaram uma grana, venceram uma batalha jurídica e fundaram a Valiant Entertainment, que até metade de 2012 apenas relançava encadernados com o material já publicado pela editora previamente.

Universo Valiant pré-Valiant Entertainement
Universo Valiant pré-Valiant Entertainement

Isso mudou em junho de 2012 quando foi lançado o primeiro número americano da X-O Manowar, com material inédito e um  reformulado do personagem. Na seqüência foram lançados outros títulos da editora  com vários deles se tornando sucesso de público e críticas levando a Valiant a abocanhar 5% do mercado de quadrinhos americanos.

Após essa breve introdução chupinhada da Wikipedia, vamos ao que interessa: X-O Manowar n º1 provavelmente passaria batido por mim não fosse uma indicação em um Comicpod e essa matéria do Terra Zero de alguns meses há atrás, bem antes da notícia que o material sairia por aqui publicado pela editora HQM. A única coisa que eu conhecia do universo da editora era um jogo do X-O Manowar com o Homem de Ferro para Saturn, portanto não tenho como comparar o que está saindo agora com o material da época da Valiant Comics.

Uma das três capas variantes
Uma das três capas variantes

A revista abre com duas histórias do personagem título mostrando como o Aric da Dacia, um grande guerreiro visigodo que acaba sendo abduzido e escravizado por uma raça alienígena e as diversas agruras que ele irá passar até ter como única opção de sobrevivência tomar posse de uma das armas mais poderosas do universo. Fechando a edição temos Harbinger mostrando um poderoso e sem rumo jovem com poderes psiônicos descobrindo que ele não é o único ser com esses poderes no planeta.

Ponto alto da revista é a arte de ambas histórias: Khary Evans (em Harbinger) e principalmente Cary Nord (em X-O) matam a pau! Trabalho de primeira em se tratando de revistas mensais. Já os argumentos, talvez por serem histórias de origem que em geral são meio chatas, não é nada muito acima da média nessa edição, mas parece ter um futuro promissor, principalmente Harbinger e seu clima conspiratório.

HAR_01_cvr1

Ainda a  se destacar a excelente qualidade da edição feita em um papel de primeira, com três capas variantes e com um acabamento gráfico muito bonito, tornando o custo/benefício  da  revista (que custa R$ 9,90 ) muito bom. Senti falta de um texto mais completo com mais informações sobre os personagens, talvez por eu ter ficado mal-acostumado com o bom trabalho feito nesse sentido em Dredd Megazine, mas é só uma exigência besta não é nada que atrapalhe a leitura.

Nesse caso minha nota vai englobar todo os aspectos citados além da qualidade da história e com um  certo  verniz de otimismo para que a revista prospere por aqui e que possamos ver outros títulos da Valiant saindo nela ou até o surgimento de mais títulos nas bancas

Nota:

7,4 cabeças cortadas de guerreiros romanos

De 10 cabeças cortadas de guerreiros romanos disponíveis.

Anúncios

Uma consideração sobre “Leitura de Trem: X-O Manowar n º1”

Deixe um comentário abalizado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s