Há alguns meses vinham surgindo rumores que a Marvel pretendia cancelar o título mensal do Quarteto Fantástico por conta dos direitos cinematográficos deles não pertencerem ao conglomerado Disney/Lucasfilms/Marvel.
Apesar de uma série de indícios (o mais recente foi um poster da Mondo rejeitado pela ediora sob a justificativa que: “não era para mexer com o Quarteto”) a Marvel sempre negou a informação.
Só que ontem foi anunciado que a edição 645 da revista da equipe que deu origem a todo Universo Marvel nos quadrinhos será a derradeira.
Extraído de um catálogo entregue a um dos distribuidores da Marvel:
THE END IS FOUREVER! Testemunhe o ato final da Primeira Família do Universo Marvel! Os Invasores encontram o Quarteto enquanto a busca por Reed Richards e as crianças da Fundação Futuro continuam. Enquanto isso a mente por detrás de todos os misteriosos acontecimentos revela seu último plano.Mas como Franklin Richards se encaixa nele? E como tudo isso levará ao FIM!? Colecione Quarteto Fantástico edições 642 à 644 e a edição fina tripla 645.
O Quarteto teve a numeração zerada duas vezes recentemente e as as edições finais a somarão essas duas séries à numeração original para chegar na edição 645, o quê indica que é o fim mesmo e não mais um dos muito utilizados relaunch da Marvel. Pelos cálculos da imprensa especializada ela deverá ser lançada em abril de 2015 apenas alguns meses antes do lançamento do filme da equipe.
Coincidência?
O editor Tom Brevoort, no auge da controvérsia disse que a Marvel continuaria publicando o Quarteto enquanto a revista continuasse vendendo bem. Ok, ela não é nenhum campeão de vendas, mas há muitas outras séries vendendo menos que não correm o menor risco de cancelamento.
Fica quase que indefensável justificar que o posicionamento da editora não tenha a ver com o mal relacionamento com a Fox , detentora dos direitos dos personagens no cinema. Como X-Men (também da Fox) ainda é um dos carros chefes e a Marvel não pode mexer com eles e corda estourou para o lado do mais fraco.
Se tem um lugar que nada é definitivo é nos quadrinhos, amanhã ou depois tudo volta a ser como era antes, mas a princípio parece ser o fim do Quarteto. Séries veem, séries vão isso é mais do que normal, o que não é normal nesse caso é que parece que esse cancelamento atende à interesses que fogem da mídia em sim para atender somente os interesses estratégicos de uma corporação.
E isso, definitivamente, não é bom para os quadrinhos.
Via BleedingCool
Pingback: Mega Saga da Marvel Irá Mesclar o Universo Regular e o Universo Ultimate | Uatafókin is This!!!